CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – 5ª ed.

05/07/2016 16:17

297 páginas  – 5ª edição – 2015

Neste livro, o leitor encontrará uma análise crítica do ensino tecnológico, com ênfase nas escolas de engenharia do Brasil, como uma contribuição do autor para a consolidação de uma política mais eficiente de formação do corpo docente, procurando analisar as consequências dessa situação, propondo atividades, leituras e inserções, e centrando-se na premissa básica de que o ensino de engenharia somente sofrerá alguma modificação consistente se a comunidade docente voltar-se para esse intento.

Considerando que é necessário criar conexão entre engenharia, tecnologia, cultura e sociedade, a abordagem do assunto vem fundamentada em três eixos direcionadores: a) estudo sobre os pontos básicos da relação professor/aluno; b) levantamento das implicações decorrentes da falta de análise da relação entre ciência, tecnologia e sociedade na filosofia dos cursos tecnológicos; c) reflexões sobre questões didáticas, pedagógicas e epistemológicas.

Enfim, as contribuições da história, da filosofia, da sociologia e da tecnologia, cultura e sociedade são de fundamental importância para tais colocações.