Lançamento – Guia Literário para Machos

20/09/2016 13:05

guia machos-3d

 

Guia Literário Para Machos 

Caléu Nilson Moraes

14 x 19 cm

ISBN: 9788532807755

Preço: R$ 20,00

117 páginas – 1ª edição – 2016

* livro vencedor do concurso de contos Silveira de Souza, promovido pela EdUFSC.

COMPRAR

 

 

Literatura com H

Internet de alta velocidade, streaming, portabilidade de informações. Na era (paranoica?) da informação o Guia Literário para Machos, de Caléu, e publicado pela Editora da UFSC, não é, segundo o escritor Carlos Henrique Schroeder, “um amontoado de clichês, pastiches ou contos mela-cueca”.

Vencedor unânime do concurso Silveira de Souza, promovido pela editora, o livro abre um espaço de convivência para autores como Ginsberg, Guimarães, Doris Lessing, Machado de Assis, Henry Miller, Rubem Fonseca, Ernest Hemingway e até para o dublê de ator Steven Seagal, o macho por excelência.

Nativo de uma cidade com 15 mil habitantes, Santa Cecília, na serra catarinense, Caléu Nilson Moraes, mestre em antropologia e doutor em estudos da tradução pela UFSC, diz que o Guia é para os machos encontrarem respostas na literatura para os problemas da vida. “Os contos, em conjunto, formam um tipo de manual”.

– Veja. Guimarães Rosa ensina você a fazer um pacto com o diabo. Machado de Assis ensina como se virar na vida em Memórias póstuma de Brás Cubas– (Vantagens de aprender, de novo, pg. 31).

Uma noite eu lembrei dum filme do Steven Seagal, O homem das sombras (1996). Ele está num carro com um policial negro e o cara pergunta sobre um colar de contas que ele tem no pescoço:

-Serve para acalmar o meu espírito – responde. O negro, então,diz:

-Eu faço a mesma coisa com uísque.

Mas você não pode pendurar a garrafa no pescoço. (Steven Seagal, pg.71)

 

* Texto sobre o livro: Artêmio  Reinaldo de Souza