Lançamento – De bolsista a cientista

13/12/2016 10:52

O longo caminho da produção científica na universidade

Bolsista-3d

Resgatar a história de uma das mais importantes iniciativas institucionais da Universidade no sentido de fortalecer a pesquisa e contribuir para a formação das novas gerações de pesquisadores. Esse o objetivo do livro “De bolsista a cientista – a experiência da UFSC com o Programa de Iniciação Científica no processo de formação de pesquisadores”, publicado pela Editora da UFSC.

(Versão online)

“Partindo-se do pressuposto de que a iniciação científica se propõe, acima de tudo, a formar pesquisadores, é de se questionar se o programa tem cumprido esse papel”, argumentam os autores.

O estudo parte, primeiro, da investigação do papel da iniciação científica na UFSC, e passa pelo desenvolvimento dessa atividade enquanto definidora de estratégias de inserção do aluno no mercado de trabalho e, mais especificamente, como cientista/pesquisador.

Segundo Airton Costa e Adilson Luiz Pinto, uma universidade não pode se limitar a formar alunos. “Precisa, também, produzir conhecimento e formar pesquisadores. Mas se existe uma noção de que no Brasil a pesquisa é tradicionalmente ligada à pós-graduação, essa necessita de quadros que tenham sido formados durante a graduação”.

Os autores têm envolvimento direto com o tema. Costa, doutorando em Ciência da Informação pela UFSC, já exerceu a função de Coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica. Adilson Luiz Pinto tem doutorado pela Universidade Carlos III de Madri e é professor titular do Departamento de Ciência e Informação da UFSC.

“De bolsista a cientista – a experiência da UFSC com o Programa de Iniciação Científica no processo de formação de pesquisadores 1990 a 2012) – Airton Costa e Adilson Luiz Pinto

165 páginas – 2016

* Livro não disponível para venda. Consulte a editora sobre a possibilidade de doação para entidades como escolas, bibliotecas, universidades.