Concurso literário Salim Miguel prorroga inscrições até 20 de maio

20/03/2017 14:10

II Concurso Salim Miguel, promovido pela Editora da UFSC (Edufsc), lançou edital de prorrogação das inscrições até o dia 20 de maio. O concurso vai premiar uma obra de ficção inédita na categoria romance, redigida em língua portuguesa, de escritores catarinenses ou residentes no estado há pelo menos cinco anos.

As obras inscritas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por três membros do Conselho Editorial da Editora da UFSC e por consultores ad hoc indicados e aprovados pelo mesmo Conselho. O resultado será divulgado na internet em novembro de 2017. Como prêmio, o romance será publicado pela Editora da UFSC ao longo de 2018.

“Publicamos, principalmente, livros de divulgação científica e cultural e, de forma mais tímida, a literatura. Nesse contexto, a ideia de promover concursos literários surgiu em razão de um desejo de incentivar a produção artística em Santa Catarina”, observa a atual diretora-executiva Gleisy Fachin.

Foram realizados, desde 2010, concursos que abrangem diferentes gêneros literários. Em 2011, o Concurso Salim Miguel [Romance] premiou a obra Ao que minha vida veio…, de Alckmar Santos. Em 2012, no Concurso Rogério Sganzerla [Roteiro: teatro e cinema], o vencedor foi Suéter laranja em dia de luto seguido de Não sempre, de André Felipe. Em 2013, o Concurso Maura de Senna Pereira [Crônica] selecionou Crônicas das cidades partidas, de Jeana Laura da Cunha Santos. Em 2014, no Concurso Cruz e Sousa [Poema], a obra vencedora foi Curral, de Rubens da Cunha.

Em 2015, o Concurso Silveira de Souza [Conto] escolheu Guia literário para machos, de Caléu. Em 2016, o Concurso Cleber Teixeira [Tradução de Poesia] foi a única exceção à participação exclusiva de concorrentes catarinenses, pois ampliou para pessoas nascidas ou residentes no Brasil. A obra premiada foi Poesia religiosa: antologia (The divine poems, de John Donne), tradução de Marcus de Martini.

O concurso Salim Miguel homenageia o jornalista e escritor, que faleceu em abril de 2016. Salim Miguel produziu romances, contos e crônicas e recebeu, entre outros, o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Foi ainda o segundo diretor da Editora da UFSC, de 1983 a 1991, responsável por consolidá-la no mercado editorial nacional.

Mais informações no edital do concurso.