“Semana Franklin Cascaes” com 30% de desconto no livro “O fantástico na Ilha de Santa Catarina”

17/10/2017 13:59

Bruxa dando nós na crina e rabo de cavalo (1973). Fonte Museu: obras de Franklin Cascaes.

Franklin Cascaes (1908-1983) estaria completando 109 anos essa semana. Em sua homenagem, a Livraria da Editora da UFSC promove a “Semana Franklin Cascaes”, com 30% de desconto no livro “O fantástico na Ilha de Santa Catarina”, escrito pelo autor. Os demais livros do acervo serão vendidos com 10% de desconto. A promoção vai até 20 de outubro de 2017 na livraria da EdUFSC no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

“Linda Ilha de Santa Catarina, és tão linda, bela e tão admirada que até os cavalos que habitam o teu solo galopam pelos espaços siderais dos teus céus, pilotados por encantos bruxólicos, enlevados por músicas deslumbrantes e divinatórias”.

Sobre o autor:

Franklin Joaquim Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908, em Itaguaçu, localidade na época pertencente ao município de São José (SC). Faleceu em 15 de março de 1983, em Florianópolis (SC). Estudou na Escola de Aprendizes Artífices, depois Escola Industrial de Santa Catarina, onde chegou a ser professor. Como artista, foi autodidata. Utilizou todo o seu talento – a escrita, o desenho, a escultura e o artesanato – para registrar o universo legado pelos antigos colonos açorianos através dos seus descendentes, dos quais foi um de seus maiores representantes. O grande acervo deixado por Franklin Cascaes – constituído de 925 desenhos, 286 cadernos com anotações de campo e 1.250 esculturas e acessórios cenográficos e exposto no Museu da Universidade Federal de Santa Catarina – dá-nos certeza de que ele foi um dos maiores defensores da tradição popular ilhoa. Na sua paciente pesquisa, desenvolvida ao longo de trinta anos, conseguiu salvar a memória da cultura popular da Ilha de Santa Catarina.