EdUFSC lança Livraria Virtual e dá mais visibilidade ao seu catálogo editorial

20/03/2018 09:02

A Editora da UFSC disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 19, a Livraria Virtual. O leitor pode acessar a página livraria.ufsc.br, consultar o catálogo, ter acesso aos preços, disponibilidade do título escolhido, verificar os fretes de acordo com o código de endereçamento postal ou retirar em sua livraria física no Centro de Eventos/UFSC, decidir por mais itens e finalizar a compra que, no momento, pode ser feita apenas por uma Guia de Recolhimento da União (GRU). “Futuramente serão disponibilizadas outras formas de pagamento, após as devidas adequações do processo de comercialização”, diz o chefe do Setor de Vendas e Marketing da EdUFSC,  Fernando Argiles Wolff.

Para a professora Gleisy Fachin, diretora da EdUFSC, “a importância da Livraria Virtual para a comunidade acadêmica, e em geral, é de proporcionar aos leitores o acesso facilitado ao nosso catálogo – inclusive conhecer o registro de obras esgotadas – bem como a compra de livros em todo o território nacional de maneira mais eficiente, rápida e segura.

Além disso, ratifica Gleisy, é também uma ferramenta de trabalho para aumentar a visibilidade de produção editorial e a própria venda de livros. “Auxilia na organização do catálogo, facilita a busca por informações sobre determinada obra e, principalmente, tende a diminuir o tempo de atendimento desde o pedido do cliente até sua entrega”.

Fachin destaca o envolvimento de toda a equipe da EdUFSC no processo de desenvolvimento e instalação da Livraria Virtual, que exigiu um balanço de estoque, a conferência e recuperação das imagens das capas, números de ISBN, textos resumo, preço, adaptação do layout e outras rotinas de trabalho, que exigiram horas de trabalho a mais, dedicação e adaptação a novas rotinas de trabalho.

Ela ressalta também a parceria com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC – SETIC –, que possibilitou a resolução de várias questões técnicas durante o processo de instalação, além da participação da empresa Partner, que desenvolveu o Sistema VERSA, utilizado pela EdUFSC e várias editoras universitárias brasileiras e Versa Shop (livraria virtual).

“Indiscutivelmente é um passo dado pela EdUFSC na conquista de um maior reconhecimento como Editora Universitária atuante no mercado editorial brasileiro, em seus 37 anos”, conclui GleisyFachin.

Agecom/UFSC