Como publicar

Acesse aqui o Guia do Autor e a Proposta de Publicação.

A EdUFSC publica obras de interesse técnico-científico e acadêmico da UFSC, assim como da comunidade em geral, contribuindo com a disseminação do conhecimento, por meio da publicação de obras com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, com preços de capa acessíveis aos estudantes e ao público em geral.

Obras de ficção e poesia (a área da Literatura em si) são aceitas nos períodos de inscrições de Concursos Literários promovidos pela Editora. A Editora da UFSC não publica livros infanto-juvenis, nem de autoajuda e similares.

A Editora da UFSC, por meio de decisão de seu Conselho Editorial, considera que teses e dissertações já são publicações de acesso aberto na Internet. Para que os temas abordados nesses tipos de trabalho acadêmico possam vir a ser publicados por esta casa editorial, no momento da submissão deverão ser retrabalhados e adaptados à forma de livro, levando em consideração o público ao qual se destinam. Ressalta-se que o conteúdo é de responsabilidade de seu autor, devendo apresentar aspectos relevantes diferenciadores da dissertação/tese em si, já publicada em acesso aberto, como por exemplo, contribuições que foram ou estão sendo acrescentadas à obra, decorrentes de sua defesa e/ou aplicabilidades de seu estudo/pesquisa. Igualmente, deverá constar nota explicativa de que o texto é originário da dissertação/tese, com os devidos créditos de autoria, banca e endereço eletrônico do original. Não deve conter em seu teor e forma de apresentação as características que constituem trabalho de conclusão acadêmica.

Obras de contribuição coletiva, organizadas, compiladas e que tratarem de uma coletânea de artigos diversos, deverão obrigatoriamente ter um “organizador”, que se responsabilizará pelas mesmas perante a submissão à Editora da UFSC, bem como perante o público em geral. Esse organizador deverá proceder ao alinhamento do texto, numa sequência lógica e complementar, criando um fio condutor entre os artigos, que se transformam em capítulos. Esse tipo de submissão não poderá referir-se a anais de eventos (simpósios, congressos, reuniões). A organização dessa categoria de publicação deve obedecer rigorosamente ao formato de um livro, atendendo aos padrões formais adotados e publicados por esta casa editorial (Guia do Autor) em todos os seus capítulos, como o formato e tamanhos das fontes, espaçamentos, citações, referências, metodologias, entre outros.
Antes de remeter seu original à Editora da UFSC, o autor deverá ler as instruções abaixo e segui-las na preparação do material. O Conselho Editorial não examina projetos de obras, mas apenas originais prontos, finalizados, o mesmo ocorrendo com traduções, coedições e/ou outros.
Todas as submissões recebidas passam inicialmente por revisão técnica (adequação ao Guia do Autor ) e de conteúdo quanto às instruções acima citadas, ou seja, se estão adequadas às linhas editoriais. Se aprovadas nessa etapa, são encaminhadas à apreciação do Conselho Editorial para o aceite de submissão, quando ocorre a designação de pareceristas internos ou externos à UFSC.
Alerta-se que, se a obra submetida não for aprovada na revisão técnica inicial, os originais serão devolvidos aos proponentes para que reformulem o texto seguindo as orientações fornecidas pela EdUFSC. Salienta-se que apenas após essa reformulação feita pelo proponente é que o trabalho será encaminhado para análise do Conselho Editorial, que poderá aprová-lo ou não para publicação pela Editora da UFSC.
Deverá ser entregue para análise do Conselho Editorial, em cada submissão, uma cópia da obra impressa (detalhes abaixo) e outra digital, em mídia digital física (CD-ROM, Pen drive) ou por e-mail enviado para editora@contato.ufsc.br. Também deverá ser entregue preenchido (em uma via impressa e em outra digital) o formulário de submissão “Proposta de publicação”

São aceitas, conforme o caso, parcerias com ajuda financeira, desde que provenham de instituições ou projetos institucionalmente apoiados, aprovados e reconhecidos por entidades de fomento e/ou universidades. A Editora da UFSC, por se caracterizar como universitária, não aceita contribuições financeiras de pessoas físicas. São possíveis também coedições, dependendo da viabilidade técnica e financeira, quer com outras editoras universitárias, quer com editoras privadas ou comerciais.

O material pode ser entregue pessoalmente na secretaria da Direção da Editora (das 8h às 12h e das 14h às 18h) ou ser enviado por correio (ECT) para:


Editora da UFSC – EdUFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n
Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900

Os originais submetidos devem conter o texto completo da obra, inclusive com imagens e gráficos (se for o caso), e referências bibliográficas, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em especial as NBR 6029:2006 Informação e documentação – Livros e folhetos – Apresentação; NBR 6024:2012 Informação e documentação: Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação; NBR 6023:2002 Informação e documentação: Referências – Elaboração; e a NBR 10520:2002 Informação e documentação: Citações em documentos – Apresentação. Informações mais detalhadas quanto à preparação de originais podem ser encontradas no Guia do Autor, disponível na página da Editora da UFSC <http://editora.ufsc.br/>.

Conforme já mencionado, os originais devem ser encaminhados à Editora da UFSC em uma cópia impressa, em tamanho A4, encadernada com espiral, acompanhada de uma cópia digital, para editora@contato.ufsc.br. O texto deve ser digitado em Word (ou formato compatível), paginado, com espaço interlinear 2 e corpo 12, em Times New Roman, sendo todas as margens de 3 cm. Dispensam-se quaisquer detalhes de formatação, exigindo-se que títulos, subtítulos, nomes de capítulos e seções, identificações de imagens, figuras, quadros e outros devem ser feitos da forma mais simples possível.

O período de tempo de avaliação do original, após a aprovação da submissão pelo Conselho, é de 90 (noventa) dias em média, podendo estender-se em casos especiais. O Conselho Editorial reúne-se ordinariamente uma vez por mês para avaliar os originais submetidos, com base em pareceres de consultores especialistas retornados no período, e para avaliar novas submissões.

Em caso de aprovação, o autor, organizador e/ou tradutor imediatamente será comunicado via e-mail. Da mesma forma será comunicado se seu original não for recomendado para edição, podendo receber de volta o material que encaminhou para avaliação, de acordo com sua manifestação em resposta ao e-mail, podendo ser: via correio, retirado na EdUFSC ou descartado.

Esclarecemos que o Conselho Editorial aprova as obras na forma como foram recebidas, reprova ou aprova com correções/modificações e, nesses casos, a obra retorna para análise do Conselho, podendo ou não ser aceita.

Sendo aceito o original, todos os detalhes gráficos, inclusive formato e capa, são de inteira responsabilidade da Editora da UFSC, em atenção ao seu planejamento editorial e sua política adotada. Poderá o autor, organizador e/ou tradutor ser consultado.

A Editora da UFSC se responsabiliza também por toda a produção e distribuição do livro, cabendo ao autor, organizador e/ou tradutor os direitos autorais, em conformidade com a legislação vigente e tal como previsto em contrato a ser assinado com a Editora da UFSC no momento em que o livro for para a gráfica.

Após o ingresso da obra aprovada na Produção Editorial, as etapas são as seguintes: revisão (gramatical), editoração, revisão técnica, impressão (e acabamento). Dada a capacidade de produção da Editora da UFSC, um livro pode levar de seis meses a um ano e meio para ser publicado.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas junto à Direção da Editora por telefone (48)  3721-9408,  ou ainda por e-mail: editora@contato.ufsc.br

A seguir, fluxo de submissão da Editora da UFSC