Como publicar

Acesse aqui o Guia do Autor

A Editora publica obras de interesse basicamente didático e acadêmico, visando à divulgação de pesquisas. Obras de ficção e poesia (literatura) são aceitas nos períodos de inscrições de Concursos literários promovidos pela editora. A Editora da UFSC não publica livros infanto-juvenis, nem de autoajuda e similares.

Antes de remeter seu original à Editora da UFSC, leia as instruções abaixo e siga-as na preparação do material. O conselho editorial não examina projetos de obras, mas apenas originais prontos.

Todos os textos passarão primeiro por uma avaliação técnica feita pela equipe de revisores da Editora da UFSC. Aqueles que não cumprirem as especificações que constam no Guia do autor (3ª edição revista, Florianópolis: Editora da UFSC, 2010. 29p. – ver no site da Editora), serão devolvidos aos proponentes para que reformulem o texto seguindo as sugestões fornecidas pela Divisão Editorial. Salientamos que apenas após essa reformulação feita pelo proponente é que o trabalho será encaminhado para análise do Conselho Editorial, que poderá aprová-lo ou não para publicação pela Editora da UFSC.

O material pode ser entregue pessoalmente na secretaria da Direção da Editora ou ser enviado por correio (ECT) para:
Editora da UFSC – EdUFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n
Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900

Os originais submetidos devem conter o texto completo da obra, inclusive com imagens e gráficos (se for o caso), referências bibliográficas etc., em conformidade com as normas da ABNT (NRB6024/2003). Informações mais detalhadas quanto à preparação de originais podem ser encontradas no Guia do Autor, disponível no endereço eletrônico www.editora.ufsc.br Os originais devem ser encaminhados à Editora da UFSC em uma cópia impressa, em tamanho A4, encadernada com espiral, acompanhada de um CD-ROM. O texto deve ser digitado em Word (ou formato compatível), paginado, com espaço interlinear 2 e corpo 12, em Times New Roman, todas as margens de 3 cm. Dispensam-se quaisquer detalhes de formatação, exigindo que títulos, subtítulos, nomes de capítulos e seções etc. devem ser feitos da forma mais simples possível.

Deve também acompanhar o original uma carta do autor ou organizador, contendo seus dados pessoais (tais como endereço para correspondência, telefone e e-mail), e incluindo informações que possa julgar relevantes (breve currículo).

Em caso de aprovação, o interessado imediatamente será comunicado via correio. Da mesma forma será comunicado se sua obra não for recomendada para edição, recebendo de volta o material que encaminhou, também via correio.

O período de tempo de avaliação do original é de 90 (noventa) dias em média, podendo estender-se em casos especiais. O Conselho Editorial reúne-se uma vez por mês para avaliar os originais submetidos, com base em pareceres de consultores especialistas.

O Conselho Editorial considera que teses e dissertações já são publicações. Para que os temas abordados nestes tipos de pesquisas venham a ser publicados pela Editora da UFSC, o trabalho deverá ser encaminhado em forma de livro, com uma boa revisão gramatical, não devendo conter em seu teor e forma de apresentação as características que constituem trabalho de conclusão. Outra revisão é feita pela Editora em momento posterior à aprovação pelo Conselho Editorial. Entregar para análise do Conselho: uma cópia da tese ou dissertação e uma cópia da nova versão. São aceitas, conforme o caso, parcerias, com ajuda financeira, desde que provenham de instituições ou projetos institucionalmente apoiados. A Editora da UFSC não aceita contribuições financeiras de pessoas físicas. São possíveis também coedições, dependendo da viabilidade técnica e financeira, quer com outras editoras universitárias, quer com editoras privadas ou comerciais.

Sendo aceito o livro, todos os detalhes gráficos, inclusive formato e capa, são de inteira responsabilidade da Editora da UFSC, podendo o autor ou organizador ser consultado.

A Editora da UFSC se responsabiliza também por toda a produção e distribuição do livro, cabendo ao autor ou organizador os direitos autorais, em conformidade com a legislação vigente e tal como previsto em contrato a ser assinado entre a Editora da UFSC e o autor ou organizador no momento em que o livro for para a gráfica.

As etapas de produção do livro são as seguintes: revisão (gramatical), editoração, revisão técnica, impressão (e acabamento). Dada a capacidade de produção da Editora da UFSC, um livro pode levar de seis meses a um ano e meio para ser publicado.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas junto à Direção da Editora por telefone (48)  3721-9408,  ou ainda por e-mail: editora@contato.ufsc.br