Editora

A Editora da UFSC – EdUFSC completou 41 anos em 30 de outubro de 2021. Com cerca de 1.100 obras publicadas, é destaque no mercado editorial e se consolidou como uma das melhores editoras universitárias do país.

Instituída pela Resolução nº 005/GR/80, de 30/10/1980, que estabelece o Conselho Editorial (CE), as Comissões Editoriais e a Editora da UFSC, seu primeiro Diretor Executivo foi o professor João Nilo Linhares. A composição do primeiro Conselho Editorial foi com os professores: Silvio Coelho dos Santos – Presidente, Carlos Humberto P. Corrêa, José Edú Rosa, Paulo Henrique Blasi, Rosa Weingold Konder e Walter Celso de Lima.

Nessas quatro décadas, passou por diversas mudanças e, no decorrer desses anos, vem trilhando caminhos, adaptando-se às épocas e às mudanças do mercado editorial e, desde março de 2020, mais do que nunca, vem se reinventando para superar os problemas diante de uma pandemia mundial – COVID-19.

Apesar dos percalços ao longo de sua existência, seu foco é disponibilizar ao leitor obras com excelência a preços acessíveis. Em 2017, por sua atuação no mercado editorial brasileiro, foi homenageada com o Certificado de Menção Honrosa pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), da qual foi uma das fundadoras.

No ano de 2022, encontra-se em sua oitava gestão. Desde a sua criação, é constituída, em termos organizacionais, por um Diretor Executivo, por um corpo de servidores técnico-administrativos e por um Conselho Editorial, formado por servidores docentes ou não, das diversas áreas de conhecimento na UFSC.

Vinculada ao Gabinete da Reitoria, a EdUFSC se constitui como órgão suplementar e seus processos administrativos, orçamentários e financeiros são atendidos pela Direção-Geral do Gabinete da Reitoria. Caracterizando-se como uma editora universitária de pequeno porte, é composta por uma Direção Executiva, designada por portaria do Reitor, uma Coordenadoria Editorial, uma Seção de Vendas e Marketing e uma Seção Administrativa e Financeira. Em 2022, conta com 12 servidores. Sua atuação se dá com recursos próprios e parcerias com órgãos da Universidade, a receita é gerada pela comercialização dos livros publicados, o que permite manter o ciclo de produção e vendas.

Seu maior produto é a Coleção Didática, cuja finalidade é atender a demanda de inúmeras disciplinas. Sua Missão é ser uma Editora Universitária que atende a demanda técnico-científica, acadêmica, literária e cultural da UFSC, assim como da comunidade em geral. Tem como Visão se fazer presente no mercado editorial brasileiro, como uma editora universitária reconhecida e referenciada, contribuindo com a circulação, divulgação e comercialização de obras impressas e digitais, figurando entre as grandes editoras universitárias, de tal forma que seja reconhecida como indispensável à UFSC e à comunidade acadêmica em geral.

A EdUFSC, cumprindo com sua função social como editora de uma universidade pública federal, contribui com a disseminação do conhecimento por meio da publicação de obras com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, com preços acessíveis aos estudantes e ao público em geral, tendo como valores organizacionais a ética, o respeito, a seriedade, a transparência e o rigor técnico.

Florianópolis, março de 2022.