Editora

A Editora da UFSC completou 37 anos em 30 de outubro de 2017. No decorrer desses anos, consolidou-se no mercado editorial brasileiro, sendo reconhecida por seus pares e homenageada, em maio do corrente ano, pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), com o Certificado de Menção Honrosa como uma das editoras fundadoras da ABEU.

A EdUFSC, como é conhecida, vem construindo seu caminho, perpassando cada época, adaptando-se, reinventando-se, recriando-se e buscando disponibilizar ao seu público obras com excelência em seus processos produtivos, zelando por seu selo editorial.

A EdUFSC em sua trajetória está na sétima gestão e, a cada período, volta-se para linhas editoriais mais direcionadas a uma determinada área, mas caminhando sempre em prol de manter, consolidar e qualificar a Editora da UFSC.

Em sua existência, a Editora publicou em torno de mil títulos, entre novos, coedições, reedições e reimpressões. Seu maior produto é a Coleção Didática, em atenção à sua Missão: a de ser uma Editora Universitária que atende a demanda técnico-científica e acadêmica da UFSC, assim como da comunidade em geral. E, além disso, contribuir com a disseminação do conhecimento, por meio da publicação de obras com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, com preços de capa acessíveis aos estudantes e ao público em geral, cumprindo assim sua função social enquanto editora de uma universidade pública federal.

Destaca como Visão se fazer presente no mercado editorial brasileiro, como uma editora universitária reconhecida e referenciada, contribuindo com a circulação, divulgação e comercialização de obras impressas e digitais, figurando entre as grandes editoras universitárias, de tal forma que seja reconhecida como indispensável à UFSC e à comunidade acadêmica em geral, dado o cumprimento de seu papel social. Despontar como uma das mais organizadas editoras universitárias nacionais, atuando de forma regularizada quanto aos aspectos de comercialização e distribuição de obras impressas e digitais, sendo líder no lançamento de e-books abertos.

A equipe da Editora da UFSC trabalha pela sua manutenção e pela produção e comercialização de suas obras, buscando a regulamentação da Editora com o projeto da aquisição do CNPJ e a implantação da Livraria Virtual. Trabalha-se com a manutenção e o aperfeiçoamento do seu catálogo, visando sua efetiva inserção no mercado editorial digital e na produção de e-books, tendo como valores organizacionais a ética, o respeito, a seriedade, a transparência e o rigor técnico.

 

A versão atualizada do Regimento da Editora da UFSC  já está disponível para consulta aqui.

O Planejamento Estratégico da Editora da UFSC de 2017-2020 está disponível aqui.

(Atualizado em 12/03/2019)