A CHAVE DO ARMÁRIO [HOMOSSEXUALIDADE-CASAMENTO-FAMÍLIA] – 1ª ed. 2010

05/07/2016 15:41

225 páginas – 1ª edição – 2010

 

ESGOTADO

 

O livro A Chave do Armário, de Miguel Vale de Almeida (Lisboa, 1960) antropólogo, professor e deputado da Assembléia da República Portuguesa eleito em 2009, inicia uma parceria com a editora Imprensa de Ciências Sociais, de Lisboa, e abre as perspectivas de publicação da Editora da UFSC para uma interessante variedade de assuntos e abordagens. Miguel Vale de Almeida é professor no ISCTE e investigador do CRIA, onde dirige a linha de investigação Identidades Sociais e Diferenciações e a revista Etnográfica. Publicou Senhores de si: uma interpretação antropológica da masculinidade, Um mar da cor da terra: raça, cultura e política da identidade e Outros destinos: ensaios de antropologia e cidadania. Editou o volume Corpo presente: 13 reflexões antropológicas sobre o corpo e coeditou Trânsitos coloniais: legados críticos luso-brasileiros. Grande parte dos seus trabalhos pode ser consultada em miguelvaledealmeida.net.

A professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, Miriam Grossi, que é também a coordenadora da Coleção Gênero e Feminismo, na apresentação do livro, aponta para a importância do trabalho e da pesquisa de Miguel Vale de Almeida:

“O antropólogo e deputado português Miguel Vale de Almeida traz, neste livro, importante contribuição ao campo dos estudos de gênero e sexualidade. A Chave do Armário é uma obra que reúne vários artigos resultantes de pesquisas sobre homoparentalidade e conjugalidades entre pessoas do mesmo sexo, em Portugal, Espanha e França. O autor incorpora em sua análise teórica também seu engajamento político em prol dos direitos d0e gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em Portugal, onde, como deputado, pôde contribuir para a aprovação de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Temos, portanto, aqui, uma obra que articula, de forma exemplar, reflexão teórica e militância política, numa fina ilustração de que teoria e ação podem ser formas complementares da agência de intelectuais engajados na transformação das relações sociais no mundo contemporâneo. A publicação deste livro na coleção Gênero e Feminismo é uma iniciativa pioneira de parceria luso-brasileira entre a Editora da UFSC e a Imprensa de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, visando a ampliar o público leitor de obras de ciências sociais de países de língua portuguesa. Esperamos também contribuir, por meio desta primeira publicação conjunta, para um conhecimento maior, no Brasil, acerca dos estudos sobre homossexualidades em Portugal.”