Senado promove nesta quinta-feira sessão especial para celebrar os 40 anos de gestão das Fortalezas

20/11/2019 15:20

O Senado Federal do Brasil e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam para a Sessão Solene Especial em homenagem aos 40 anos de gestão das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina pela UFSC, a ser realizada no dia 21/11/2019, às 14:00 horas, no Plenário do Senado Federal, Brasília – DF. O evento será transmitido ao vivo pela TV Senado em seu canal no YouTube: youtube.com/tvsenado.

Atualmente a UFSC é responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação de três fortalezas históricas do litoral catarinense: Santa Cruz de AnhatomirimSanto Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa. A proposição, aprovada pelo plenário do Senado Federal em 02/07/2019, foi uma iniciativa do Senador Esperidião Amin (PP/SC), por meio do requerimento de nº 560/2019, e contou com a adesão dos senadores Alvaro Dias (PODEMOS/PR), Luis Carlos Heinze (PP/RS), Major Olimpio (PSL/SP), Zequinha Marinho (PSC/PA), Humberto Costa (PT/PE) e Rogério Carvalho (PT/SE). Durante a Sessão Especial, além dos pronunciamentos oficiais, também estão previstos:  1) a exibição do vídeo “De ruínas a Patrimônio Cultural da Humanidade”; 2) a entrega à Biblioteca do Senado de três publicações temáticas sobre as fortalezas: o livro infantil de educação patrimonial “Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado”, a revista “Restauração das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: Depoimentos”, e o livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”; 3) e, em paralelo à solenidade, a apresentação de uma mostra composta por 18 pôsteres que contam parte da história desses monumentos, sua recuperação e abertura ao público. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

 

O livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, organizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, foi publicado pela EdUFSC e pode ser adquirido na livraria virtual ou na Livraria da EdUFSC localizada no Centro de Cultura e Eventos.

SINOPSE: Publicação do manuscrito elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel – um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul – contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil. O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois autores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência. O livro também traz encartado um CD-ROM com o conteúdo integral da obra impressa, acrescido de outros recursos virtuais. Trata-se de publicação que vem contribuir para a pesquisa sobre o cotidiano da vida militar na segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, para a compreensão das origens históricas dos dois estados do Sul, bem como para a valorização da memória e do patrimônio cultural brasileiro.