Novos e-books disponíveis: Ensinando Permacultura e 100 anos em 100 filmes

30/04/2020 14:59

 

Ensinando Permacultura 100 anos em 100 filmes: escritos sobre cinema

 

 

Ensinando Permacultura

Organizado por Arthur Nanni e Soraya Nór, Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade, Florianópolis: EdUFSC, 2019. Lançado em dezembro de 2019 em parceria com o Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC (NEPerma/ https://permacultura.ufsc.br/), com duas versões, ambas gratuitas, em livro (distribuído pelos organizadores) e em e-book de acesso livre: https://editora.ufsc.br/estante-aberta/. Temática que envolve agricultura, sustentabilidade, ecologia, e na sua versão em e-book tem diversos links para interação do leitor.

Ensinando Permacultura é uma síntese da experiência de ensino do Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC (NEPerma/UFSC) que procura transmitir a “cultura de permanência” de forma plural, com embasamento científico, transpassando diversas temáticas para possibilitar uma melhor compreensão de como planejar espaços geográficos sustentáveis de forma sistêmica. Esta obra busca também ultrapassar os limites da academia, expandir e popularizar o ensino de Permacultura de acordo com os preceitos de seu idealizador, Bill Mollison. Os autores esperam, assim, contribuir para o conhecimento de uma forma de viver mais harmônica com o planeta.

100 anos em 100 filmes: escritos sobre cinema

100 anos em 100 filmes: escritos sobre cinema, de Valêncio Xavier, com estabelecimento do texto e organização de Maria Salete Borba, Florianópolis: EdUFSC, 2020. Título exclusivamente em e-book (lançado em abril) de acesso livre, no site da Editora: https://editora.ufsc.br/estante-aberta/.

O objetivo desta edição crítica é dar visualidade a um dos aspectos mais singulares da carreira do escritor Valêncio Xavier, a sua produção sobre o cinema. Ele escreveu uma série de 127 comentários sobre filmes, documentários, livros e personalidades em homenagem aos 100 anos do cinema, comemorados em 1995. A série, à qual o autor deu o título de “100 anos em 100 filmes”, foi publicada no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, no período de 24 de agosto a 21 de dezembro de 1995. Além disso, neste livro foram acrescentados textos de oito pesquisadores que analisam os escritos valencianos, trazendo novos olhares sobre a série e, consequentemente, sobre o cinema.