Estante Aberta: “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare

22/05/2020 14:34

Por Gabriel Martins/Agecom

Em uma noite de verão em Atenas, o casal formado por Hérmia e Lisandro decide fugir pelos bosques para outra cidade, a fim de casarem-se e, assim, evitar o matrimônio da jovem com Demétrio, a quem seu pai lhe prometeu a mão em casamento. Helena, apaixonada por Demétrio e com esperanças de ter seu sentimento retribuído, decide contar a Demétrio sobre a fuga de sua noiva. Já nos bosques atenienses, o rei dos elfos, Oberon, observa o sofrimento de Helena e pede a seu servo, Puck, que encante Demétrio com uma poção que o faça se apaixonar pelo primeiro ser que vir ao despertar. Puck, no entanto, confunde os casais e em pouco tempo Lisandro e Demétrio já não disputam mais o amor de Hérmia, mas de Helena, enquanto a rainha das fadas, amada e amante de Oberon, se apaixona por um burro.

O conhecido enredo principal da mais famosa comédia shakespeariana, Sonho de uma noite de verão, retrata em uma série inesgotável de equívocos os próprios enganos da escolha amorosa, como destaca Helena na primeira cena do primeiro ato:

O amor é dito uma criança

Pois ao escolher, ao engano se lança

Os meninos travessos mentem tanto

Assim o Amor é traído em todo canto

A obra sintetiza diversas histórias clássicas, mitologias e possui referências até ao próprio William Shakespeare. Retumbante até os dias atuais, o cruzamento de diversas narrativas amorosas sob uma ótica cômica e em riqueza ímpar de arquétipos desta peça teatral em cinco atos e com mais de 400 anos recebe edição bilíngue da Editora da UFSC (EdUFSC), com tradução de Rafael Raffaelli.

A edição conta com uma elucidativa introdução escrita pelo tradutor, que em seu ofício prezou pela beleza dos versos e ainda acresceu mais de 80 notas explicativas de elementos que podem enriquecer sobremaneira a experiência. O resultado é uma primorosa edição, fluída, poética e ágil como a própria peça, agora mais acessível ao grande público pela disponibilização gratuita do e-book pela Edufsc.

Confira: https://editora.ufsc.br/estante-aberta/