LANÇAMENTO! E-book: “Cidades rebeldes: invisibilidades, silenciamentos, resistências e potências”

25/06/2020 13:35

Por Agecom

Cidades rebeldes: invisibilidades, silenciamentos, resistências e potências é o título do mais novo e-book lançado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). Organizado por Paulo Raposo, Allende Renck e Scott Head, o livro faz parte da Coleção Brasil Plural e está disponível gratuitamente na estante aberta da Editora.

A obra deriva do ciclo de cinema Cidades rebeldes, cujas sessões ocorreram entre abril e junho de 2018 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, na disciplina Direito à cidade, espaço público e performance, coordenada por Paulo Raposo, professor visitante na UFSC e docente do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Por meio do cinema documental e de filmes de autor, o ciclo buscava tornar visíveis intervenções artísticas, engajamentos políticos, pesquisas e reflexões que promovessem a discussão sobre o direito à cidade na contemporaneidade.

“Os capítulos que lhe dão forma podem ser entendidos também como intervenções textuais criativas, alguns partindo claramente da instigação lançada pelo ciclo de cinema – como o de Scott Head na sua relação direta com o filme Indignados, de Tony Gatlif; ou o de Janaina Santos, em que o filme gerador da reflexão foi Lakay, de Jéssica Frazão; ou, por fim, no epílogo de Allende Renck, discutindo a partir dos filmes La imaginación radical, de Marcelo Expósito, Silêncio, de Christophe Bisson, e The Square, de Ruben Östlund (esse último não incluído no ciclo). Os demais textos assumiram as instigações e as inquietações colocadas pelos filmes, pelos debates e pelos temas em discussão para construir modalidades várias de visitação da cidade pelos diversos vieses já acima enumerados”, explica Paulo na apresentação da obra.

Clique aqui e confira os e-books publicados pela EdUFSC (disponíveis de forma gratuita).