Lançamento do livro “Silenciário”, de Sylvio Back

03/05/2021 14:45

Hoje (03/05), às 17 horas, será disponibilizado o e-book “Silenciário: obra reunida”, de Sylvio Back.

Inicialmente, a obra será lançada no formato e-book na nossa estante aberta. Assim que as atividades presenciais da EdUFSC forem retomadas, a obra também estará disponível em versão impressa pelo valor de R$68,00.

“Silenciário” agrupa seis livros: “Moedas de luz”, “Yndio do Brasil”, “Eurus”, “Traduzir é poetar às avessas”, “Kinopoems” e o inédito “A maior diversão”.

O livro é a reunião do multiforme conjunto de poemas produzidos ao longo de quarenta anos de intensa criação do consagrado cineasta, roteirista, escritor e tradutor Sylvio Back.

Sylvio Back recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina. A dignidade universitária foi concedida durante a sessão solene do Conselho Universitário em comemoração aos 60 anos da UFSC, realizada em 18 de dezembro de 2020.

Hoje, também irá ao ar a entrevista realizada com o autor pela TV UFSC.

Confira as informações encaminhadas pelo autor:

Lançamento nacional de “Silenciário”: obra poética reunida de Sylvio Back

Afirmando no prefácio de “Silenciário”, obra poética reunida de Sylvio Back (ora em pré-lançamento nacional) que “o autor realiza experiência única no panorama da cultura brasileira”, o poeta e escritor Adriano Espínola dá o mote para esta bela e rara publicação da EdUFSC (Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 432 págs. 2021).

E completa a introdução para enaltecer a fusão da “expertise de cineasta à de poeta”, onde, mesmo diante da morte, para Back o cinema é a “maior diversão”, por sinal, título do florilégio de trinta e seis inéditos que abre o livro.

“Silenciário”, que traz inspirada capa do designer Luiz Antonio Solda, compila obras que remontam aos últimos trinta anos, desde a estreia do poeta com “Moedas de Luz” (1988), a “Yndio do Brasil – Poemas de Filme” (1995), “Eurus” (2004), “Traduzir é poetar às avessas (Langston Hughes por Sylvio Back), de 2005; ao mais recente, “Kinopoems” (2006/2014).

Para ler

Antenada aos novos tempos da horrível pandemia que nos assola, a EdUFSC está brindando o público amante de poesia e da literatura com “Silenciário” tanto na versão impressa quanto digital (em forma de e-book), com acesso a ser disponibilizado no site da editora através do link https://editora.ufsc.br/estante-aberta/.

A lembrar que Sylvio Back, “hoje um dos principais cultores do poema erótico” no Brasil, segundo Adriano Espínola, teve publicado em “Quermesse” (Topbooks, RJ, 2013) todos seus livros nessa vertente, inclusive os inéditos que dão o título ao conjunto.

O autor

Sylvio Back (Foto: Frederico Mendes)

Sylvio Back, 83, é cineasta, poeta, roteirista e escritor. Filho de imigrantes húngaro e alemã, nascido em Blumenau (SC), acaba de receber (2020) o título de “Doutor Honoris Causa” concedido pela Universidade Federal de Santa Catarina por sua obra cinematográfica e literária dedicada à cultura e à arte brasileiras.

Ex-jornalista e crítico de cinema, em 1962 inicia-se na direção cinematográfica, tendo escrito, realizado e produzido até hoje trinta e oito filmes – curtas, médias e doze longas-metragens: “Lance Maior” (1968), “A Guerra dos Pelados” (1971), “Aleluia, Gretchen” (1976), “Revolução de 30” (1980), “República Guarani” (1982), “Guerra do Brasil” (1987), “Rádio Auriverde” (1991), “Yndio do Brasil” (1995), “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro” (1999), “Lost Zweig” (2003), “O Contestado – Restos Mortais” (2010), e “O Universo Graciliano” (2013).

Tem publicados vinte e cinco livros (poesia, contos, ensaios) e os argumentos/roteiros de dez de seus longas metragens citados.

Com 77 láureas nacionais e internacionais, Sylvio Back é um dos mais premiados cineastas do Brasil.