Livro em cena: “Ética do cuidado: diálogos necessários para a igualdade de gênero”

07/06/2022 18:30

A TV UFSC estreou nesta semana mais um episódio do Livro em Cena, sobre a obra “Ética do Cuidado: diálogos sobre a igualdade de gênero“, com a escritora Tânia Aparecida Kuhnen.

“Ao olhar para a História, percebemos que as mulheres são responsáveis pelo cuidado de seus familiares, suas casas, seus alimentos. Não existiríamos como seres humanos se não tivéssemos sido cuidados por alguém. No livro, eu defendo que se a gente quer pensar em igualdade de gênero, devemos ir além desse lugar que foi designado para a mulher. Dada o reconhecimento de quão fundamental é o cuidado para nossa existência, a gente precisa então reivindicar que o cuidado seja uma tarefa de todas as pessoas, independentemente do gênero, mas não só individualmente, mas que também o Estado possa assumir mais responsabilidades em relação ao cuidado” – Tânia Aparecida Kuhnen.

O livro é um exame crítico-filosófico da ética do cuidado. A condição de vulnerabilidade da vida origina discussões que repercutem nos campos da ética, da justiça e do direito. Essas dimensões são analisadas pela autora a partir da categoria de gênero.

O Livro em Cena é uma iniciativa da Editora da UFSC em parceria com a TV UFSC. A proposta é mostrar um pouco da diversidade de obras literárias, científicas e artísticas que fazem parte do catálogo da EdUFSC.