Livro em cena: “Os gatos de Roma – Notas para a reconstrução de um mundo perdido”

04/07/2022 13:35

O Livro em Cena entrevista a professora Larissa Costa da Mata sobre a obra de Flávio de Carvalho, “Os gatos de Roma – Notas para a reconstrução de um mundo perdido“, lançada pela Editora da UFSC.

Na conversa, ela conta um pouco sobre a trajetória, os projetos e as polêmicas deste artista e intelectual plural que teve um papel marcante no Modernismo brasileiro.

Sinopse da obra: “A longa noite do homem na floresta, do homem esquizofrênico em estado de transe, noite prolongada pela natureza para fins de defesa, não somente havia desenvolvido o dom de adivinhar o pensamento, mas havia criado a quimera. Essa quimera teria sido a consequência natural da Descida da Árvore. O pré-homem ao descer da árvore {se} deparava com um mundo objetivo composto na maior parte da árvore e do animal e possivelmente teria ele se disfarçado no vegetal e no animal encontrado embaixo, como medida de defesa a fim de não desaparecer devorado pelas grandes feras.”

“Livro em Cena” é uma parceria entre a EdUFSC, a TV UFSC e AGECOM. O projeto visa demonstrar o processo criativo inicial dos autores e as publicações produzidas pela editora. O formato do programa consiste em entrevistas com escritores, organizadores e tradutores, que contam sobre os desafios de seu trabalho, desde a ideia inicial até chegar à obra impressa.