EdUFSC promove projeto Livro na Praça

30/08/2022 15:42

EdUFSC promove projeto Livro na Praça, com encontro entre escritores e leitores e venda de livros a preços acessíveis

Reproduzido de APUFSC

Sessenta títulos da editora serão vendidos a preços promocionais a partir de R$ 3

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) realizará, entre os meses de setembro e dezembro, o projeto Livro na Praça, que consiste em um encontro entre escritores e leitores e venda de livros a preços acessíveis. O projeto acontecerá às sextas-feiras, a partir das 18h, na Praça Santos Dumont, no bairro Trindade, em Florianópolis, podendo ser transferido para o Teatro Carmen Fossari ou a Igrejinha da UFSC em dias de chuva.

Os encontros serão temáticos: em cada mês, um assunto será debatido. Em setembro, será história de Santa Catarina; em outubro, literatura em Santa Catarina; em novembro, história do Brasil; e em dezembro, jornalismo alternativo. Em cada encontro, um autor convidado fará uma fala de cerca de 40 minutos sobre sua obra, em linguagem acessível, permitindo, ao final, um debate com os presentes.

EdUFSC irá disponibilizar para venda o livro apresentado com até 80% de desconto, entre outras obras. A editora estará vendendo 60 títulos a preços promocionais a partir de R$3  como o livro “O professor é um poeta II”, organizado pela Apufsc-Sindical. Entre as obras, será possível encontrar, por exemplo, o livro “Dos subterrâneos da história: as trabalhadoras das minas de carvão em Santa Catarina”, de Carlos Renato Carola, com 84,8% de desconto.

Além da EdUFSC, também foram convidadas a editora Insular e a livraria Livros&Livros para vender obras na praça. A única exigência que eu faço pra eles é que venham com livros promocionais. O preço baixo não diminui o valor do livro, pelo contrário, faz o livro chegar em mais gente, conta o professor Waldir José Rampinelli, diretor da EdUFSC.

Waldir José Rampinelli (Foto: Erick Vinícius/Apufsc)
Waldir José Rampinelli, da EdUFSC, que tornar a literatura catarinense mais acessível (Foto: Erick Vinícius/Apufsc)

O projeto Livro na Praça é inspirado no programa Para Leer en Libertad, que acontece há dez anos no México. Organizado por historiadores, Para Leer en Libertad também acontece nas praças, com palestras de escritores e editoras vendendo livros a preços acessíveis ou doando. O programa se tornou a maior distribuição de livros do mundo, com mais de 50 milhões de obras distribuídas.

O professor Rampinelli conta que pretende transformar o Livro na Praça em um projeto permanente da EdUFSC. Os meses de março, abril e maio de 2023 já estão em planejamento, e terão como tema Relações Internacionais, Filosofia e Esportes e Saúde, respectivamente. Pode ser um pouco ousado, mas queremos transformar isso na distribuição de livros de Santa Catarina, aspira o professor.

Na primeira edição, que acontece no dia 2 de setembro, a obra apresentada será “Memórias reveladas da UFSC durante a ditadura civil-militar”, dos autores Jean-Marie Farines, Marli Auras e Laura Tuyama. O livro descreve acontecimentos do período da ditadura civil-militar na Universidade Federal de Santa Catarina. A obra é a consolidação dos documentos e depoimentos colhidos pela Comissão Memória e Verdade da UFSC e apresentados no seu relatório final, que confirmaram violações dos direitos humanos.

Confira a programação completa:

SETEMBRO | Tema: História de Santa Catarina

Dia 2: “Memórias reveladas da UFSC durante a ditadura civil-militar”
Autores: Jean-Marie Farines, Marli Auras e Laura Tuyama

Dia 9: “Histórias na ditadura: Santa Catarina 1964-1985”
Autores: Ana Brancher e Reinaldo Lohn

Dia 16: “O cinema em Santa Catarina”
Autor: José Pires

Dia 23: “Dionísio em Santa Catarina – ensaios sobre a farra do boi”
Autor: Rafael José de Menezes Bastos

Dia 30: Guerra do Contestado
Autora: Marli Auras