Manual de Desenho Técnico ganha nona edição pela Editora da UFSC

19/12/2016 12:30

manual básico

O Manual Básico de Desenho Técnico, dos professores Henderson José Speck e Virgílio Vieira Peixoto, pesquisadores do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC ganhou mais uma edição. É a nona de um dos títulos recordistas da Editora da UFSC, uma obra que reúne o que há de mais completo e atual sobre uma área fundamental para a formação do engenheiro e do arquiteto.

Defendendo o conceito de “desenho como linguagem”, o professor, engenheiro e artista plástico Átila Alcides Ramos enfatiza, na apresentação, que “saber traçar, ler plantas, mesmo que seja um simples croqui; exige técnica e treino, obtidos somente com muito aprendizado”. O livro, na sua visão, é quase uma cartilha para quem quer se iniciar no estudo do Desenho Técnico.

Os autores vão mais longe na recomendação da obra. Além de atender às Universidades, destina-se também aos cursos técnicos de ensino médio e aos de formação industrial.

Derivado da Geometria Descritiva, o Desenho Técnico é, em síntese, a linguagem utilizada na indústria. Já vestindo a nova roupa do projeto gráfico recém-inaugurado da Coleção Didática, o livro preenche, de forma acessível e agradável, uma lacuna na bibliografia brasileira. Afinal, como destacam os dois pesquisadores, trata-se de uma ferramenta reconhecida mundialmente como a linguagem gráfica industrial dos técnicos, engenheiros, arquitetos e profissionais afins.

Speck e Peixoto são renomados professores do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Henderson leciona Desenho Técnico, CAD e Modelagem e Virgílio, além de Desenho Técnico, ministra Geometria Descritiva.

Manual Básico de Desenho Técnico

Henderson José Speck e Virgílio Vieira Peixoto

R$31,00 – 207 Páginas

9ª edição – 2016