Como publicar

A Editora da UFSC (EdUFSC) publica obras de cunho acadêmico, técnico, literário e cultural da UFSC, assim como da comunidade em geral, contribuindo com a disseminação do conhecimento por meio de trabalhos com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, além de preços acessíveis aos estudantes e ao público geral.

A avaliação de obras para possível publicação pela EdUFSC é realizada pelo Conselho Editorial, composto por docentes da UFSC, de diversas áreas de conhecimento científico. A aprovação das obras segue a linha editorial da EdUFSC, que privilegia trabalhos originais e que efetivamente contribuam para o desenvolvimento do conhecimento nas comunidades acadêmicas e público geral.

São aceitas, conforme o caso, parcerias com ajuda financeira, desde que provenham de instituições ou projetos institucionalmente apoiados, aprovados e reconhecidos por entidades de fomento e/ou universidades. A EdUFSC não aceita contribuições financeiras de pessoas físicas. Propostas de coedições são analisadas e dependem da viabilidade técnica e financeira, quer com outras editoras universitárias, quer com editoras privadas.

OBRAS DE FICÇÃO E POESIA

Obras de ficção e poesia serão selecionadas somente por meio de concursos literários promovidos anualmente ou bianualmente, com exceção das obras de autores consagrados e referenciados, nacional e internacionalmente, cuja relevância cultural e literária legitime a publicação por uma editora universitária.

Obras de literatura infantojuvenil, de autoajuda, religiosa ou de história em quadrinhos não são publicadas pela EdUFSC.

TESES E DISSERTAÇÕES

Obras cujo conteúdo seja similar ao de teses de doutorado e dissertações de mestrado não serão editadas, uma vez que o conteúdo está disponível na internet para livre acesso dos leitores. A EdUFSC poderá publicar livros originados de pesquisa acadêmica desde que sejam devidamente reformuladas pelo autor antes de serem submetidas à apreciação do Conselho Editorial. As obras devem ser reconfiguradas para o formato de livro, cujo conteúdo atenderá não somente a comunidade acadêmica, mas a um público amplo. O autor deverá prezar por um texto fluido, direto, claro, que conversa com o leitor (estilo livro), sem prolixidade e sucinto no que às referências bibliográficas, assim como sendo parcimonioso quanto ao uso de notas de rodapé (o mínimo necessário). Citações diretas extensas, assim como textos excessivamente longos de referencial teórico e metodológico e revisão de literatura, típicos de teses universitárias, deverão ser editados ou eliminados. Reforçamos que trabalhos cujo conteúdo seja similar ao de teses de doutorado e dissertações de mestrado enviados para avaliação pela EdUFSC, sem a devida reformulação para a estrutura de livro, serão imediatamente recusados.

OBRAS DE CONTRIBUIÇÃO COLETIVA

Obras de contribuição coletiva, que reúnem artigos de diferentes autorias, devem ter um organizador que se responsabilize pela unidade formal da obra e que proceda ao alinhamento dos textos numa sequência lógica e complementar, mantendo um fio condutor subjacente nos diferentes capítulos. A organização dessa categoria de publicação deve obedecer rigorosamente ao formato de um livro, atendendo aos padrões formais adotados e publicados por esta casa editorial (Guia do Autor) em todos os seus capítulos, desde o formato e tamanhos das fontes, espaçamentos, citações, referências, metodologias e coerências entre o número de páginas, entre outros. Destaca-se que o organizador deve estruturar uma apresentação/introdução/prefácio que trace uma linha de relação/coerência e coesão entre os capítulos de forma clara e fluída.

Submissões do tipo anais (compilação de artigos de simpósios, congressos ou reuniões) não serão aceitas.

TRADUÇÕES

Traduções de obras devem ser apresentadas finalizadas. A Editora da UFSC, por meio de decisão de seu Conselho Editorial, não aceitará submissões de obras cujas traduções não estiverem prontas no momento de sua submissão, salvo clássicos da literatura mundial. É necessário que, na Proposta de Publicação, o responsável pela submissão informe o contato para negociação dos direitos autorais. O responsável também poderá sinalizar se já realizou contato prévio com o titular dos direitos autorais ou se já possui a devida autorização por escrito. Nas submissões de tradução, deverá ser enviada a cópia da obra em seu idioma original.

MATERIAL PARA SUBMISSÃO

Antes de remeter seu original, leia as instruções abaixo e siga-as na preparação do material. O Conselho Editorial não examina projetos de obras, mas apenas originais prontos, finalizados, o mesmo ocorrendo com traduções, coedições e/ou outros.

Todas as submissões recebidas passam inicialmente por revisão técnica, que verifica se a obra apresentada está de acordo com o Guia do Autor e com a linha editorial da EdUFSC. Se aprovada nessa etapa, é encaminhada para apreciação do Conselho Editorial.

Se a obra não for aprovada na revisão técnica inicial, o autor/organizador será comunicado para que reformule o texto seguindo as indicações. Somente após a reformulação feita pelo proponente é que o trabalho será encaminhado para a análise do Conselho Editorial, que poderá aprová-lo ou não para publicação.

Para submeter a obra, o autor deverá encaminhar o arquivo digital em Word e em PDF da obra, e a Proposta de Publicação preenchida e assinada para o e-mail editora@contato.ufsc.br. No assunto do e-mail deve constar: Submissão da obra “título da obra”.

Os originais submetidos devem conter o texto completo da obra, com imagens e gráficos (se for o caso), referências bibliográficas, entre outros, em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É imprescindível consultar o Guia do Autor para a adequação formal mínima da obra.

Entre os requisitos formais mínimos: texto digitado em Word com fonte Times New Roman, 12, espaço interlinear 2, 3 cm de margem, paginado, com sumário e numeração progressiva de capítulos. A obra completa (capítulos, figuras, referências, entre outros) deve estar reunida em único arquivo de Word.

O autor/organizador que submeter sua obra para apreciação deve se certificar que não fará submissão paralela a outra editora enquanto este manuscrito estiver sob análise do Conselho Editorial da EdUFSC.

AVALIAÇÃO DA OBRA

O período de tempo de avaliação do original, após a aprovação inicial da submissão, pelo Conselho é de 90 (noventa) dias, em média, podendo estender-se em casos especiais. O Conselho Editorial reúne-se ordinariamente uma vez por mês para avaliar os originais submetidos, com base em pareceres de consultores especialistas.

Em caso de aprovação, o interessado será comunicado via e-mail. Da mesma forma, será comunicado se seu original não for recomendado para edição.

Esclarecemos que o Conselho Editorial aprova as obras como estão ou mediante correção/alteração, que, se não suprida dentro do prazo determinado, leva à reprovação.

A obra aprovada para a publicação é produzida pela EdUFSC sem custos para o autor/organizador/tradutor. As características gráficas de edição, inclusive a decisão sobre capa, formato e material serão de competência exclusiva da Editora, podendo o autor/organizador/tradutor ser consultado. O contrato de edição é realizado durante o período de produção da obra. O tempo de edição depende de recursos financeiros e da disponibilidade da equipe, podendo levar de seis meses a um ano, dependendo da complexidade do livro.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: editora@contato.ufsc.br ou telefone: (48) 3721-9408.

Abaixo, apresentamos um fluxograma do processo de submissão.

(Atualizado em novembro de 2022)