II Concurso Salim Miguel [Romance]

Resultado do Concurso 2016-2017                 

 

II Concurso Salim Miguel [Romance]  2016-2017

O Concurso Salim Miguel foi criado no ano de 2010 pela Editora da UFSC em parceria com a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) – à época, sob a direção de Sérgio Medeiros e Maria de Lourdes Borges, respectivamente – com a proposta de incentivar a produção literária em Santa Catarina. A iniciativa inovadora de premiar um romancista catarinense rendeu homenagens, por meio do nome do concurso, a um importante escritor que, embora nascido no Líbano, residiu em Santa Catarina desde sua infância. Salim Miguel, que faleceu em abril de 2016, era jornalista e escritor. Produziu romances, contos e crônicas e recebeu, entre outros, o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Foi ainda o segundo diretor da Editora da UFSC, de 1983 a 1991, responsável por consolidá-la no mercado editorial nacional.

Em dezembro de 2016, a Editora da UFSC, agora sob a gestão de Gleisy Fachin, reedita o concurso. Podem concorrer romances inéditos, redigidos em língua portuguesa, com um mínimo de 100 e um máximo de 250 páginas (em folha A4), cuja autoria seja de pessoa nascida no estado de Santa Catarina ou nele residente há pelo menos cinco anos.

As inscrições para II Concurso Salim Miguel [Romance] serão realizadas de 27 de dezembro de 2016 a 20 de março de 2017, na Secretaria da Editora da UFSC, Campus Universitário. Se preferir, o candidato poderá fazer a sua inscrição pelo correio. O Edital completo está disponível na internet: editora.ufsc.br.

As obras inscritas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por três membros do Conselho Editorial da Editora da UFSC e por consultores ad hoc indicados e aprovados pelo mesmo Conselho. O resultado será divulgado na internet em novembro de 2017. Como prêmio, o romance será publicado pela Editora da UFSC ao longo do ano de 2018.

A Editora da UFSC edita, em sua grande maioria, livros de divulgação científica e cultural e, de forma mais tímida, a literatura. Nesse contexto, a ideia de promover concursos literários surgiu em razão de um desejo de incentivar a produção artística em Santa Catarina. Dessa forma, foram realizados, desde 2010, concursos que abrangem os mais importantes gêneros literários. Em 2011, o Concurso Salim Miguel [Romance] premiou a obra Ao que minha vida veio…, de Alckmar Santos. Em 2012, no Concurso Rogério Sganzerla [Roteiro: teatro e cinema], o vencedor foi Suéter laranja em dia de luto seguido de Não sempre, de André Felipe. Em 2013, o Concurso Maura de Senna Pereira [Crônica] selecionou Crônicas das cidades partidas, de Jeana Laura da Cunha Santos. Em 2014, no Concurso Cruz e Sousa [Poema], a obra vencedora foi Curral, de Rubens da Cunha. Em 2015, o Concurso Silveira de Souza [Conto] escolheu Guia literário para machos, de Caléu. Em 2016, o Concurso Cleber Teixeira [Tradução de Poesia] foi a única exceção à participação exclusiva de concorrentes catarinenses, pois ampliou para pessoas nascidas ou residentes no Brasil. A obra premiada foi Poesia religiosa: antologia (The divine poems, de John Donne), tradução de Marcus de Martini. Nos anos subsequentes, a Editora da UFSC pretende reeditar os demais concursos, premiando assim diferentes gêneros literários.

Acesso aos editais e ficha de inscrição:

Edital

Edital de Prorrogação

Ficha de inscrição