O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Lançamento: ‘Primeiro de Abril: narrativas da cadeia’; leitura obrigatória para o Vestibular UFSC 2026

08/05/2025 10:10

“Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”

A nova edição de “Primeiro de Abril: Narrativas da Cadeia” , de Salim Miguel, já está disponível gratuitamente na Editora da UFSC. O livro, que é leitura obrigatória para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC, oferece uma perspectiva sensível e detalhada sobre um período marcante da história brasileira.

A obra remonta ao ano de 1964, quando Salim Miguel, renomado intelectual e redator da Agência Nacional, foi preso por cinquenta dias em uma prisão militar em Florianópolis. Em seu relato, ele não se concentra em denunciar torturas ou arbitrariedades inéditas, mas sim em capturar os detalhes humanos e os tipos variados que encontraram nesse contexto. Com sensibilidade de escritor e perspicácia de ficcionista, Salim narra a destruição de sua livraria e a queima absurda de livros em pleno centro de Florianópolis, sem perder o humor e o olhar crítico.

Como destaca Moacir Werneck de Castro, “é o depoimento de um escritor, de um homem sensível, que sabe valorizar o detalhe e encontrar, dentre os variados tipos humanos que o cercam, o traço mais significativo; de um ficcionista atropelado por uma realidade dolorosamente imprevista, mas que não perde o sentido do pitoresco, do humor, mesmo ao descrever a destruição da sua libertação que foi.”

Autor: Salim Miguel
Editora: Editora da UFSC (2025)
ISBN: 978-65-5805-105-3
Formato: E-book de acesso livre
Disponível em: Estante Aberta da EdUFSC

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.