Lançamento – Mitologia Guarani: a criação e destruição da Terra

28/05/2018 17:39

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (Edufsc) acaba de publicar o livro “Mitologia Guarani: a criação e destruição da Terra”. A obra é o resultado de quase trinta anos de pesquisas do antropólogo Aldo Litaiff entre os índios Guarani do litoral brasileiro. Trata-se de narrativas míticas de indivíduos de diferentes idades, de vários locais e tempos diversos, sobre as ações dos heróis Kuaray e Jacy, o sol e a lua respectivamente. No livro também constam outras versões destes mesmos mitos, registrados por religiosos e viajantes entre os índios Tupi e Guarani também no litoral do Brasil, desde o século XVI, alguns ainda inéditos em língua portuguesa.

Aldo Litaiff tem mestrado em ciências sociais pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC (PPGAS), é doutor em Antropologia pela Universidade de Montreal, Canadá, com pós-doutorado em Antropologia pela EHESS, Sorbonne, França. Litaiff foi antropólogo e pesquisador do Laboratório de Etnologia Indígena do Museu da UFSC, onde também ministrou aulas e foi, anteriormente, fotógrafo da Agecom.