A COISA PERDIDA: AGAMBEN COMENTA CAPRONI

05/07/2016 16:00

376 páginas – 1ª edição – 2011

Este livro traz a tradução integral de um importante ensaio do filósofo Giorgio Agamben, "Desapropriada maneira", em que ele analisa e comenta a poesia de Giorgio Caproni, um dos maiores autores italianos pós-Montale. Uma expressiva seleção de poemas de Caproni completa a edição, na tradução de Aurora F. Bernardini.

Giorgio Agamben (Roma, 1942), professor de Filosofia Política e de Estética em diversas universidades europeias, é conhecido mundialmente por seus major books, que já chegam a trinta e abordam conceitos polêmicos e atualíssimos, fazendo dele um dos mais importantes intelectuais de nosso século. Aluno de Heidegger, interlocutor de Foucault e descobridor de textos inéditos de Walter Benjamin, cuja obra traduziu para o italiano, foi amigo pessoal do poeta Giorgio Caproni.

Giorgio Caproni (Livorno, 1912 – Roma 1990) é considerado hoje um clássico da poesia italiana moderna. Viveu em Gênova, onde se formou no Conservatório e iniciou os seus estudos literários. Combateu no front ocidental durante a Segunda Guerra Mundial (1939), ingressando depois nas fileiras da resistência até a libertação, quando se mudou para Roma. Dedicou-se ao ensino, à crítica literária, à tradução e, desde a sua juventude, à poesia.