CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

05/07/2016 16:01

254 páginas –  3ª edição – 2011

ESGOTADO

Ciência e Tecnologia são aventuras humanas surpreendentes. Praticamente tudo que fazemos hoje é afetado direta ou indiretamente por elas. Mas nos acostumamos de tal forma a vê-las como fruto de revelações fortuitas, como substitutos fiéis da realidade, que acabamos por nos perder num emaranhado de crenças que lançam sobre as nossas ações mais racionais uma densa poeira que pouco a pouco nos turva a mente. Enxergar a Ciência e a Tecnologia num contexto menos mágico e menos acrítico, ao mesmo tempo mais realista, mais racional e mais humanizante, é uma das metas dete trabalho do professor Walter Antonio Bazzo. Em sua terceira edição, Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica indica caminhos que podem orientar professores, pesquisadores e leitores em geral na busca de subsídios para compreender e fazer Ciência e Tecnologia de uma forma mais digna, elegante e humana.

Luiz Teixeira do Vale Pereira

NEPET/EMC/UFSC

O leitor encontrará uma análise crítica do ensino tecnológico, com ênfase nas escolas de engenharia no Brasil, como uma contribuição do autor para a consolidação de uma política mais eficiente de formação do corpo docente, procurando analisar as conseqüências dessa situação, propondo atividades, leituras e inserções, e centrando-se na premissa básica de que o ensino de engenharia somente sofrerá alguma modificação consistente se a comunicação docente voltar-se para esse intento.

Considerando que é necessário criar conexão entre engenharia, tecnologia, cultura e sociedade, a abordagem do assunto vem fundamentada em três eixos direcionadores:

a) estudo dos pontos básicos da relação professor/aluno;

b) levantamento das implicações decorrentes da falta de análise da relação entre ciência, tecnologia e sociedade na filosofia dos cursos tecnológicos;

c) reflexões sobre questões didáticas, pedagógicas e epistemológicas.

Enfim, as contribuições da história, da filosofia, da sociologia e da epistemologia, bem como da necessária conexão entre engenharia, tecnologia, cultura e sociedade, são de fundamental importância para tais colocações.