EDIFÍCIO ROGÉRIO
294 páginas – 1ª edição – 2010
O cinema moderno é, geralmente, coisa de cineastas cinéfilos. O que pode parecer redundância revela, entretanto, que esse amor do cinema a si mesmo não é autocomplacente, mas exigente. Tal amor ao cinema exigiu inteligência e rigor, envolvimento apaixonado e distanciamento crítico, por parte de alguns cineastas modernos que exerceram a atividade crítica, como Rogério Sganzerla. Nesses artigos, organizados e publicados em dois volumes pela Editora da UFSC, Sganzerla passa da crítica de filmes específicos da época, mais ou menos conhecidos pelo grande público, até chegar à revisão crítico-teórica do cinema moderno, de seus antecedentes e repercussões, incluindo a reflexão sobre seus próprios filmes. O primeiro volume reúne textos de Rogério Sganzerla, originalmente publicados entre 1964 e 1967 no Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo. O segundo, reúne publicações de 1980 e 1990, extraídos dos jornais Correio Brasiliense, Folha de São Paulo, Jornal da Bahia, Jornal do Brasil e Jornal de Brasília.