O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

ENSAIOS SOBRE CINEMA E PINTURA

05/07/2016 16:01

170 páginas – 1ª edição – 2008

 

 

Não entendi esse filme! Quantas vezes saímos do cinema com essa sensação…Em especial depois de assitir a uma película com temática complexa, com várias interpretações possíveis. Este livro trata de alguns desses filmes "difíceis" que nos atormentam…São eles: O livro de cabeceira, do diretor inglês Peter Greenaway;  Crash, estranhos prazeres,do diretor canadense David CRonenberg;  Cidade dos sonhos, do diretor norte-americano David Lynch;  Kaspar Hauser, filmes homônimos dos diretores alemães Werner Herzog e Peter Sehr, e Solaris, do diretor russo Andrei Tarkovski.

Porém esse não é só um problema do cinéfilo, mas do apreciador da arte em geral. Como apreciar adequadamente uma pintura que nos fascina, mas que traz em si tantos enigmas e mistérios que não conseguimos compreendê-la? A pintura misteriosa aqui tratada é a célebre Primavera, de Sandro Botticelli, obra realizada por volta de 1482 e que está baseada em um programa filosófico inspirado na literatura clássica e na filosofia neoplatônica; trabalhada na forma de um conto, são revistas as principais interpretações dessa pintura renascentista, acentuando seu apelo esotérico fundado em Hermes Trismegisto, o lendário criador das artes ocultas. Contudo, como assinala o autor, nenhuma análise é definitiva e toda obra de arte suscita uma cornucópia de significados que não podem ser reduzidos a um único viés interpretativo.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.