O UTILITARISMO EM FOCO: UM ENCONTRO COM SEUS PROPONENTES E CRÍTICOS

05/07/2016 15:54

303 páginas – 1ª edição – 2007

A Série Ethica tem por objetivo publicar trabalhos de excelência tanto na área da Filosofia Moral, isto é, que tratam dos fundamentos éticos do agir, quanto na da Ética Aplicada, como por exemplo, Bioética, Ética Econômica etc.

Este livro poderá interessar não só a estudantes, mas também a professores de Filosofia e ao leitor em geral que busca um conhecimento mais aprofundado da ética utilitarista. Além de oferecer uma exposição da filosofia utilitarista através de alguns de seus principais expoentes, a obra convida seu leitor à reflexão e à crítica.

Maria Cecília Maringoni de Carvalho é paulista, natural de Bauru. Após ter-se licenciado em Filosofia na Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras “Sedes Sapientiae”, da PUC-SP, foi para a Alemanha, onde prosseguiu seus estudos em Filosofia na Ludwig-Maximilians-University de Munique, na qual, em 1982, concluiu seu doutorado. Ao regressar ao Brasil, lecionou Filosofia na Universidade de Brasília, como bolsista recém-doutora do CNPq. Em 1984 ingressou na PUC-Campinas, tendo atuado como docente e pesquisadora até o ano de 2004. Foi coordenadora do Mestrado em Filosofia da PUC-Campinas por um período de dez anos. Coordenou o GT de Ética da ANPOF de 2004 a 2006. É professora convidada do Curso de Especialização em Ética e Filosofia Política da Universidade Federal do Piauí. Organizou as seguintes coletâneas: Construindo o saber (1987); Paradigmas filosóficos da atualidade(1989); a A filosofia analítica no Brasil(1995). As três obras foram publicadas pela Editora Papirus, de Campinas/SP. Tem artigos publicados em destacadas revistas e coletâneas filosóficas. Seus interesses de pesquisa, além do utilitarismo, alcançam principalmente os campos da metaética e da ética prática.