ÉTICA E PARTICIPAÇÃO: PROBLEMAS ÉTICOS ASSOCIADOS À GESTÃO PARTICIPATIVA NAS EMPRESAS

05/07/2016 16:05

103 páginas – 1ª edição – 2004

A Série Ethica tem por objetivo publicar trabalhos de excelência tanto na área da Filosofia Moral, isto é, que tratam dos fundamentos éticos do agir, quanto da Ética Aplicada, como por exemplo, Bioética e Ética Econômica.

O livro Ética e participação, de Leo Kissler, discute temas importantes de Ética Econômica, principalmente problemas morais oriundos da participação direta dos trabalhadores na gestão empresarial. Procurando superar a crise ética da organização taylorista do trabalho, a co-gestão torna-se, ela própria, segundo o autor, um problema de caráter ético. Assim, Kissler, a partir de pesquisas empíricas na indústria automobilística, problematiza os princípios básicos da Economia Ética e Empresarial tais como equidade, liberdade e dignidade humana.

Leo Kissler é doutor em Ciência Política pela Universidade de Hagen, com habilitação pela Universidade Livre de Berlim. É ex-professor da Universidade de Hagen – Alemanha, onde trabalhou por doze anos, até 1994. A partir dessa data, trabalha na Universidade de Marburg, no estado de Hesse, onde, além de professor de Sociologia, tem exercido o cargo de decano da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia e de diretor de seu Instituto de Sociologia. Em pesquisa e produção científica, dedica-se, predominantemente, a duas temáticas: Relações de trabalho nas indústrias automobilísticas da Alemanha e da França e Reforma administrativa na República Federal da Alemanha. Tem mais de cem trabalhos publicados, sobretudo na forma de artigos, em alemão, francês, inglês e português. Já esteve várias vezes no Brasil para apresentar trabalhos e realizar pesquisas.

Ulf G. Baranow, responsável pela tradução, é doutor em Linguística e Filosofia pela Universidade de Munique – Alemanha, ex-professor da UnB e, desde 1993, professor da UFPR.

Francisco G. Heidemann, encarregado da revisão técnica, compilações e apresentação, é doutor em Administração Pública pela University of South  Califórnia (1984), ex-coordenador dos programas de mestrado em Administração da UFSC e da PUCPR e, desde 2002, professor da UDESC/ESAG.

Robert H. Srour, autor do prólogo, é doutor em Sociologia pela USP e professor dos cursos de MBA das Fundações da FEA/FGV/EAESP e UFSC. Escreveu os seguintes livros: Modos de produção: elementos da problemática (1978); A política dos anos 70 no Brasil (1982); Classes, regimes e ideologias (1987); Poder, cultura e ética nas organizações(1998) e Ética empresarial (2000). Ocupou a presidência de empresas, a diretoria de faculdades e vários cargos na administração pública e privada.