“O fantástico na Ilha de Santa Catarina”, de Franklin Cascaes, será tema de debate virtual promovido pela Casa da Memória

16/06/2020 18:08

O primeiro debate do projeto “Trama de Leitura Ilhoa” terá como tema a obra “O fantástico na Ilha de Santa Catarina”, de Franklin Cascaes. O objetivo da sala de leitura do Centro de Documentação e Pesquisa Casa da Memória é promover o contato com livros de autores (as) de Florianópolis. Esta primeira ação acontecerá online no dia 13/07 às 19h30. Poderão participar até 100 pessoas que devem se inscrever neste link.

Sobre a obra:

“O fantástico na Ilha de Santa Catarina”: Nas 24 narrativas da presente coletânea, escritas entre 1946 e 1975, Cascaes “reproduz traços do inconsciente popular na área da fantasmagoria, relatando casos dramáticos de crenças em boitatás, lobisomens, negrinho do pastoreio e saci-pererê, mas sobretudo em bruxas, a cujos malefícios os grupos sociais incultos de muitas gerações debitaram a agressividade de fenômenos naturais, deficiências na área da saúde e anomalias hereditárias. Para os relatos, Cascaes se vale amplamente de diálogos travados entre falantes analfabetos ou semialfabetizados do século XX. Ele se empenhou por reproduzir os principais traços típicos do falar dos açoriano-catarinenses então nascidos na Ilha: fonéticos, morfossintáticos e lexicossemânticos. Nesse gênero ele foi pioneiro e alcançou sucesso, como evidencia o significativo número de edições da obra”. – Oswaldo Antônio Furlan.

O livro pode ser adquirido na livraria virtual e também está disponível gratuitamente na nossa estante aberta.