EdUFSC 40 anos: série da TV UFSC traz entrevista com Alcides Buss, diretor entre 1991-2008

13/11/2020 20:51

Esta semana, o professor Alcides Buss é o entrevistado da série “Editora UFSC 40 anos”. Com uma trajetória de quase 17 anos à frente da Editora no período de junho de 1991 a maio de 2008, o professor Alcides enfrentou desafios como a inauguração do prédio, a criação de séries, a renovação da marca, a formação de equipes, a distribuição dos livros, além da participação em eventos nacionais e internacionais.

Na entrevista, ele conta sobre sua ligação com a EdUFSC, as coincidências de sua trajetória com a da editora, sua atuação primeiro como conselheiro, depois como diretor, e também como parte da diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

Poeta, escritor, editor, professor, Alcides Buss tem uma vida ligada aos livros, responsável por iniciativas que têm deixando marcas na área cultural, como por exemplo os varais literários, as oficinas de escrita e o Círculo de Leitura de Florianópolis. É autor de mais de 20 obras, carreira que se iniciou em 1970 com a publicação de Círculo Quadrado. Sua obra mais recente é o livro “Em Nome da Poesia”.

A série “EdUFSC 40 anos” é uma produção conjunta entre a Editora e a TV UFSC. O objetivo é relembrar um pouco da história da editora, através do relato de pessoas que têm uma ligação com a EdUFSC. Com lançamento no dia 30 de outubro, aniversário da editora, a série conta com entrevistas com o professor Ubaldo Cesar Balthazar, reitor da Universidade, e o professor João Nilo Linhares, primeiro diretor. O programa vai ao ar pela TV UFSC, canal digital 63.1 e canal 15 da Claro-NET, e pode ser conferido na playlist  da TV UFSC.

Mais informações, acesse o site especial que apresenta as quatro décadas de história da Editora: https://40anoseditora.ufsc.br/