‘Livro na Praça’ aborda contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português

10/11/2022 19:09

A Editora da UFSC (Edufsc) promove nesta sexta-feira, 11 de novembro, uma nova edição do projeto Livro na Praça – ler para se libertar, sobre a obra As duas faces da moeda: as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português. O autor, Waldir José Rampinelli, conversará com o público na Igrejinha da UFSC, a partir das 18 horas. Também haverá apresentação musical do Quarteto Brasil-Portugal (Bruno, Guido, Valente e Nathália).

O livro trata das relações entre os governos de Juscelino Kubitschek e Oliveira Salazar. A sagacidade e a cooptação da longeva ditadura portuguesa levaram um presidente democrata brasileiro a apoiar a tese de que Portugal começava no Minho e terminava no Timor. Razões diversas, expostas no trabalho, explicam as intervenções da diplomacia brasileira na defesa da manutenção do status quo colonial lusitano. Por sua vez, o sociólogo Gilberto Freyre, com a teoria “luso-tropicalista”, também colaborou para o estreitamento das relações entre os dois países, dando um caráter civilizatório às conquistas ultramarinas de Lisboa. Suas teses caíram como uma luva para a ditadura salazarista, sendo largamente utilizadas na formação da elite administrativa das colônias. A obra de Waldir José Rampinelli expõe a história oficial contemporânea à luz de novas verdades.

O projeto Livro na Praça – ler para se libertar ocorre todas as sextas-feiras, no mesmo local e horário, até dezembro, com o objetivo de  promover encontros entre escritores e leitores. Autores convidados fazem uma fala de cerca de 40 minutos sobre sua obra, em linguagem acessível, permitindo ao final um debate com os presentes. A Editora disponibilizará o livro apresentado e outras obras afins para serem adquiridas por um preço promocional.

Tags: Livro na praça