‘Livro em Movimento’ doa 30 obras para Centro Cultural Escrava Anastácia

09/12/2022 13:26

Ação ocorreu no dia 6 de dezembro (Divulgação)

O Centro Cultural Escrava Anastácia, localizado no bairro Balneário, em Florianópolis, recebeu 30 livros do projeto Livro em Movimento, ação da Editoria da Universidade Federal de Santa Catarina que começou em setembro e consiste na doação de livros publicados pela Editora da UFSC para escolas ou instituições públicas. Os títulos são previamente escolhidos a partir do perfil dos estudantes das escolas selecionadas para a ação, incluindo obras de literatura, livros de contos, de História e outras áreas do conhecimento.

A missão do Centro Cultural Escrava Anastácia é “proporcionar ao ser humano e seus coletivos, através da articulação em rede, acolhimento, informação e oportunidades visando a redução da desigualdade social”. A instituição atende, em média, 180 alunos, na faixa de 12 a 18 anos, e conta com apoio de voluntários e da comunidade para promover cursos, atividades artísticas, educacionais e profissionalizantes.

A editora doou 30 livros para o acervo da biblioteca do Centro Cultural, contendo títulos como Cruz e Sousa: poemas, do poeta florianopolitano Cruz e Sousa, Nós, de Salim Miguel, Singradura, de Flávio José Cardoso, Negerplastik: escultura negra, de Carl Einstein, dentre outros. A entrega dos livros contou com a presença do presidente e colaboradores do Centro e com equipe da Editora da UFSC. O diretor da editora, Waldir Rampinelli, apresentou os livros aos jovens e falou sobre a importância da leitura e o ingresso na universidade.