Uma antropologia da práxis: homenagem a Jean Langdon

09/03/2023 16:05

A editora da UFSC acaba de lançar  mais um livro da Coleção Brasil Plural – Uma antropologia da práxis: homenagem a Jean Langdon. Organizado por Sônia Weidner Maluf , Eliana Elisabeth Diehl , Juana Valentina Nieto Moreno.

A Coleção Brasil Plural tem como objetivo dar visibilidade às pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (INCT-IBP/CNPq). Busca retratar as diferentes realidades brasileiras em toda a sua complexidade e contribuir para a elaboração de políticas sociais que levem em consideração as perspectivas das populações e comunidades estudadas. Além disso, visa formar pesquisadores e profissionais que atuem com essas populações.

“Esther Jean Langdon tem uma longa, densa e impactante trajetória nas antropologias brasileira, latino-americana e mundial. Esta coletânea é uma homenagem a sua vida, sua obra e seu percurso de pesquisa e ensino. Reunimos em torno do tema-síntese de uma antropologia da práxis um conjunto de textos de antropólogos e antropólogas sobre as temáticas centrais de seu trabalho: xamanismo; práticas e políticas em saúde; narrativa, ritual e performance; e uma parte final com histórias e memórias de sua trajetória. Os textos são reverberações diretas ou indiretas da obra e da atuação acadêmica de Jean, marcadas pela perspectiva de uma antropologia da periferia, do sul global e plural, e por sua imensa capacidade de trabalhar em parceria não apenas com colegas de diferentes partes do mundo, mas principalmente com seus sujeitos de pesquisa e interlocução. Sua antropologia da práxis traz também uma concepção da antropologia como práxis social, atenta à sua contribuição para uma sociedade mais justa, igualitária e de plenos direitos.”

O livro está disponível para compra na livraria da Editora da UFSC, no centro de cultura e eventos da universidade e online em livraria.ufsc.br.