UFSC descerra placa em homenagem ao centenário de nascimento de Salim Miguel

30/01/2024 08:44

Marcando o inicio das celebrações do centenário de nascimento de Salim Miguel (1924 – 2016), será realizada na próxima terça-feira, 30 de janeiro, às 11h, na Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), no Campus de Florianópolis, a cerimônia de descerramento da placa de homenagem ao escritor. A data de 30 janeiro marca o dia de nascimento de Salim Miguel. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esportes (SeCArtE) da UFSC, que programa agenda com diversas ações culturais em homenagem a Salim Miguel ao longo de 2024.

Nascido em Kfarssouron, no Líbano, o escritor chegou com três anos de idade ao Rio de Janeiro, cidade onde morou com a família durante um ano. Já em Santa Catarina, após residir em São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos, sua família fixou residência em Biguaçu, onde se estabeleceu com um pequeno comércio.

Salim Miguel foi um ícone da literatura brasileira contemporânea. Com mais de 30 livros publicados, é reconhecido como um ficcionista brilhante, destacando-se também como contista, cronista e ensaísta. Entre suas obras mais notáveis ​​estão NUR na Escuridão e A Voz Submersa. Além disso, o autor exerceu o cargo de diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991 e deixou um legado como jornalista, roteirista e crítico literário.

O escritor acumulou diversos prêmios ao longo de sua trajetória, incluindo o prestigioso título de melhor romance do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1999. Sua obra também foi agraciada com o prêmio Zaffari&Bourbon de melhor romance brasileiro publicado entre 1999 e 2000, além de ter recebido o reconhecimento da Academia Brasileira de Letras, que lhe conferiu o prêmio Machado de Assis. Na UFSC, Salim Miguel foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, em 2002.