Editora da UFSC realiza doação de livros para apoiar curso de mestrado no Timor-Leste

Professora Camila Barros e o diretor da EdUFSC Nildo Ouriques. Foto: EdUFSC
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), por meio do projeto Livro em Movimento, realizou uma importante doação de livros no dia 2 de junho deste ano. A ação tem como objetivo apoiar a implantação do curso de Mestrado em Educação na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), no Timor-Leste.
A doação busca contribuir com a formação da biblioteca da UNTL, ampliando o acesso a obras acadêmicas e científicas essenciais para a qualificação de pesquisadores e educadores na instituição. A entrega dos livros foi articulada pela professora Camila Barros, do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC, que coordenou o processo de arrecadação das obras.
O Mestrado em Educação da UNTL é uma iniciativa coordenada pela professora aposentada da UFSC Suzani Cassiani e conta com o financiamento da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. A parceria reafirma o compromisso da UFSC em promover ações de cooperação internacional e apoiar o desenvolvimento da educação em diferentes regiões.
A entrega foi marcada por um momento simbólico que reuniu a professora Camila Barros, o diretor executivo da EdUFSC Nildo Ouriques, e a equipe da Editora, reforçando o compromisso da Universidade com a disseminação do conhecimento e a construção de pontes acadêmicas entre o Brasil e o Timor-Leste.
O projeto Livro em Movimento, idealizado pela EdUFSC, segue com o propósito de facilitar o acesso a conteúdos acadêmicos e promover a circulação de livros em diferentes contextos educacionais e sociais, contribuindo para a democratização do conhecimento.
A iniciativa representa o ponto alto de uma relação de quase 15 anos entre a UFSC e o Timor-Leste, marcada por colaborações em pesquisa, extensão e ensino. Em 2009, os professores Suzani Cassiani e Irlan von Lisingen assumiram a coordenação acadêmica do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP), que já existia desde 2005 e era conduzido até então exclusivamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi nesse período que o ideal de criação de um curso de mestrado foi apresentado pela primeira vez pelos timorenses.
Graças à cooperação internacional, atualmente, a Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH) já possui 15 doutores formados em outros países, incluindo o Brasil. A qualificação desses professores tem sido o pilar para a construção de um curso de mestrado autônomo no Timor-Leste, consolidando o objetivo de fortalecer a educação superior no país.