Interfaces da deficiência visual: estudos transdisciplinares em perspectiva global
Este livro resulta de um processo imersivo nos Estudos da Deficiência,
na Educação Inclusiva e na Educação Especializada, focado
especificamente nas temáticas da deficiência visual e da surdocegueira,
entre 2019 e 2024. Durante esse período, pude estabelecer interlocuções
com colegas igualmente dedicados a essas áreas e às suas temáticas
correlatas. Assim, reúno neste volume 13 capítulos originais, os quais
abordam uma variedade de perspectivas e práticas relacionadas à deficiência
visual, à surdocegueira e à inclusão.
Embora sustentados por diferentes tradições conceituais, os
capítulos convergem em torno da potencialidade da pessoa com deficiência
visual e da própria cegueira, como forças produtoras de sentido.
Essa tecitura de reflexões, formada pela intersecção de diferentes vozes e
abordagens, pretende contribuir para enriquecer o entendimento sobre
a deficiência visual entre estudantes, pesquisadores, demais profissionais
e ativistas dedicados à questão.
A obra compromete-se, então, com um panorama global, permitindo
ao leitor tensionar as discussões, experiências e significados da
cegueira, da baixa visão e da surdocegueira não somente no Brasil, mas
também na América do Norte, África e Europa. Reconhecendo, portanto,
que a categoria deficiência visual apresenta certos níveis de desterritorialização,
a presente obra pode servir de base para que aproximações e
distanciamentos – geográficos, culturais e materiais – sejam estabelecidos
de modo mais contextualizado.
Interfaces da deficiência visual: estudos transdisciplinares em perspectiva global
Organizador: Braga, Luiz Paulo da Silva
Editora da UFSC (2025)
Disponível em: https://doi.org/10.5007/978-65-5805-109-1





