CONCURSO ODÍLIA CARREIRÃO ORTIGA – ROTEIROS DE TEATRO E CINEMA (2018)

Edital do concurso

Ficha de Inscrição

Resultado

Odília Carreirão Ortiga

Formada em Direito (1958) e em Letras Neolatinas Francês e Português (1973) pela UFSC, e doutorada em Literatura Brasileira (1993) pela USP, a ligação da professora Odília Carreirão Ortiga com o teatro começou em 1959, quando fez parte do grupo fundador do Teatro Universitário de Santa Catarina, que teve uma produção intensa nos anos 1960. Dirigiu peças, excursionou, participou de festivais e incentivou atores, entre eles Zeula Soares, Édio Nunes e Ademir Rosa.

Na década de 1960, Odília Ortiga atuou também como diretora de teatro em montagens do SESC, UFSC e SESI, onde teve sua última experiência teatral, com a peça “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes, que estreou e se manteve em cartaz no TAC, além de ser apresentada para a comunidade operária na cidade de Blumenau. Entre os diversos espetáculos dirigidos por ela também destaca-se “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, que fez longa temporada no Teatro Álvaro de Carvalho, com grande sucesso de público, além de uma inédita apresentação para os internos da Penitenciária do Estado.

A partir de 1974, ela seguiu a carreira de professora no curso de Língua e Literatura Vernáculas, na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2014, Odília Ortiga foi homenageada no 21º Festival de Teatro Isnard Azevedo. Faleceu em Florianópolis, em 27 de outubro de 2016.