DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS

05/07/2016 16:17

282 páginas  – 1ª edição – 2014

 

Há uma tendência em associar educação, infância, adolescência, produção e circulação de conhecimentos com os espaços e tempos da escola. É como se educação escolar, seus métodos de ensino e aprendizagem, seus pressupostos sobre desenvolvimento infantil, seus conteúdos e diretrizes curriculares, seus tempos e ritmos englobassem e subsumissem outras formas de educar, de produzir e transmitir conhecimentos, de promover o bom desenvolvimento das crianças. Os autores desta coletânea estão atentos para formas de vivenciar a infância e a adolescência e para modos de produção e circulação de conhecimentos para além da escola.

Fruto de uma interlocução interdisciplinar desenvolvida por pesquisadores das áreas da Pedagogia, Educação Física, História, Psicologia e Antropologia, esta coletânea se constrói a partir de um viés antropológico, tanto nas referências conceituais quanto na metodologia de pesquisa, privilegiando o trabalho etnográfico.