GEORGES BATAILLE, FILÓSOFO

05/07/2016 15:41

120 páginas – 1ª edição – 2010

ESGOTADO

O livro Georges Bataille, filósofo é o resultado de um Curso de Filosofia das Artes organizado por Franco Rella e Susanna Mati na Faculdade de Design e Artes do Istituto Universitario Architettura Venezia (IUAV), em 2005-2006, e dedicado à História do erotismo. Segundo os autores, “a convicção da absoluta centralidade da filosofia na obra de Bataille, frequentemente obscurecida pela crítica, levou-nos a aprofundar esse aspecto – partindo da emersão no curso – nos dois ensaios que constituem as primeiras duas partes do livro. A terceira parte é testemunha do diálogo que está na base dos ensaios e que nos levou a colocar novamente em questão os resultados alcançados, reforçando a ideia de que o pensamento de Bataille é uma das obras filosóficas decisivas do século XX, aberta àquela que definimos como "filosofia futura”.

Franco Rella(1944), professor de Estética (IUAV-Istituto Universitario Architettura Venezia), é um dos grandes filósofos italianos contemporâneos. Rella organizou edições italianas das obras de Baudelaire, Rilke, Hölderlin, Bataille e Flaubert. Entre seus livros mais importantes: Il silenzio e le parole(1981); l’enigma della bellezza (1991); Miti e figure del moderno (1993); Ai confini del corpo (2000); Dall’esilio. Scrittura e testimonianza (2004) Scritture estreme. Proust e Kafka (2005); Micrologie (2007);La responsabilità del pensiero (2009). Alguns de seus livros e muitos ensaios foram traduzidos em inglês, alemão, francês e espanhol.

Susanna Mati(1975) é doutora em Estética. Foi secretária do AISE (Associazione Italiana per gli Studi di Estetica). Colaborou na elaboração da Enciclopedia Filosofica (2006/Bompiani). Organizou livros sobre Novalis, W. F. Otto, G. Bataille e numerosos textos literários para as edições Via del Vento, como o livro Sono fluito e altre poesie (2005), de Fernando Pessoa, e organizou uma edição de “Poesie scelte”, de F. Hölderlin (Feltrinelli/2010). É autora de Ninfa in labirinto (2006); La Piantamitologica (2007) e La mela d’oro. Mito e destino (2009). Atualmente é professora de Estética, na Facoltà di Arti (IUAV-Istituto Universitario Architettura Venezia).