LEITURA E PRODUÇÃO EM MEIO DIGITAL

05/07/2016 15:44

156 páginas – 1ª edição – 2010

A leitura deste livro me aproxima ainda mais da problemática do contemporâneo e desta nova relação do homem com a máquina, se é que ainda podemos chamar uma relação tão visceral e humana de maquínica. A motivação de cada estudo apresentado não significa apenas relatar experiências particulares, mas permitir que os leitores e leitoras possam se inteirar do tempo presente da mídia, do universo eletrônico e do próprio processo cultural e educacional. Quero, porém, destacar como o olhar dos autores desvia-se da máquina para nos mostrar como essa parafernália tecnológica permite exercer a lucidez crítica e criativa.  Como levar, por exemplo, alunos e professores (esses tão bem representados nos filmes arrolados), de forma sistemática, a não ignorar hoje o poder dos novos recursos disponibilizados pela mídia? A mídia toma para si funções que já foram só da escola, só dos professores, só da universidade, e tem um papel, gostemos ou não, decisivo na formação das novas gerações com uma linguagem veloz e atraente.