NAÇÃO EM CENA: BRASIL, TEATRO NO SÉCULO XIX

05/07/2016 15:41

227 páginas – 1ª edição – 2010

 

 

A obra de Jussara Bittencourt de Sá apresenta uma análise das concepções de nação e de nacionalidade em peças do teatro brasileiro, circunscritas à segunda metade do século XIX. Em confronto/diálogo com a cena brasileira, percebe-se a representação do estrangeiro, seja daquele que para cá se desloca a negócios, seja do que vem para cá como imigrante. Pode-se avaliar como os dramaturgos procuraram a presença do “outro” para refletir sobre a representação da própria nação. A presença de estrangeiros em confronto, conflito, negociações com o elemento nacional, visto em suas diferentes dimensões de classe, constitui-se, nesse sentido, em chave essencial para a compreensão do imaginário sobre a nação em que peças teatrais do século XIX, de autores como José de Alencar, Martins Pena, França Júnior, Visconde de Taunay e Paulo Eiró, colocam em cena.

Discutindo a participação do personagem estrangeiro na trama dessas peças, a autora mostra que figurantes distintos representavam em cena as vozes dos diferentes segmentos da sociedade brasileira. Com esta iniciativa, a Editora da UFSC torna acessível a acadêmicos e a interessados em teatro uma obra que, empenhada em fazer falar o discurso dramático oitocentista, amplia a reflexão sobre o contexto histórico em que se forjou a nação.

Jussara Bittencourt de Sá nasceu em Tubarão, em Santa Catarina, e é mestra e doutora em Literatura pela UFSC. Publicou a obra Cazuza no vídeo O tempo não para (em 2006).