Pão por Deus: atividades comemorativas em Florianópolis

28/10/2021 13:53

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Associação do Mercado Público e apoio da Casa dos Açores, organizou duas atividades para celebrar o dia do Pão por Deus na capital.

Nesta quinta-feira, 28 de outubro, na parte da manhã, foi oferecida uma oficina de Pão por Deus com a mestre da Cultura Popular Nerivalda Duarte. Além de conhecer um pouco mais sobre esta tradição, os participantes aprenderam a fazer seu próprio Pão por Deus.

A segunda atividade será uma exposição no vão do Mercado Público com 12 Pão por Deus do artista Jone Cesar Araújo, aberta a visitação em horário comercial, do dia 28 de outubro ao dia 3 de novembro.

Pão por Deus é uma tradição cultural açoriana, uma forma de comunicação, através de versos, feito e escrito à mão. O artesanato em papéis recortados como se fossem bordados, pode ter diversos formatos. Tradicionalmente faz-se um pedido, e a pessoa que o recebe deve retribuir enviando um agrado até o Natal.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa tradição? A Editora da UFSC publicou recentemente a segunda edição da obra “Pão por Deus: vivo na cultura brasileira“, de autoria de Maria Eli Braga Mannrich. O livro reúne centenas de quadras e outras formas poéticas breves que exemplificam a criatividade popular sobretudo nos dois últimos séculos no Sul do Brasil, resgatando as tradições orais e expressões escritas da poética geralmente anônima denominada “pão por Deus”.

O preço de capa da obra é de R$82,00, mas até o dia 31/10 está com valor promocional de R$57,40.

Fonte: REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS.