Projeto Livro na Praça apresenta José Martí e a revolução Latino-Americana

21/09/2023 12:13

 

A próxima edição do projeto ‘Livro na Praça’ abordará a história e a luta pela independência da América Latina, com o tema ‘José Martí e a Revolução Latino-Americana’.
O evento será conduzido por Denise Araújo, professora de história do Instituto Federal de Santa Catarina e integrante da Associação Cultural José Martí. Haverá também apresentação musical com João Paulo Souza.
“José Martí, figura emblemática na história latino-americana, desempenhou um papel fundamental na busca pela independência e unidade das nações latino-americanas no final do século XIX. Seu comprometimento com a causa da liberdade e sua visão de uma América Latina unida contra a opressão estrangeira o transformaram em um dos principais pensadores e líderes revolucionários da época. Martí acreditava que a verdadeira revolução latino-americana não apenas envolvia a luta pela independência política, mas também a busca por justiça social, igualdade e inclusão. Sua obra e seu ativismo político inspiraram gerações de latino-americanos a se unirem em prol de um continente mais justo e autônomo, deixando um legado que continua a ressoar na América Latina até hoje”.
Em destaque, o livro “Um trabalhador na revolução latino-americana” (Editora da UFSC, 2005, ISBN 8532803237), de Silvio de Souza Gomes.
“Neste livro o autor relata sua experiência de militante no Brasil, Uruguai, Chile e Panamá. Em função do quadro político brasileiro, Silvio Gomes opta pela luta armada contra a ditadura militar”.
Local: Igrejinha da UFSC
Data: 29/09/2023
Horário: 18h.
Entrada franca

editora.ufsc.br
livraria.ufsc.br
marketing.editora@contato.ufsc.br